quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Apostila Concurso SEE-MG 2018 Professor de Educação Básica

 

Apostila SEE-MG 2018 Professor de Educação Básica
Saia na frente e garanta já a sua apostila para o concurso da SEE MG 2018, para o cargo de Professor de Educação Básica - PEB - Secretaria de Estado de Educação do Estado de Minas Gerais.

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São 560 páginas

Material de estudos completo e atualizado de acordo com edital

São 1.706 vagas, com remuneração de R$ 2.135,64 e carga horária de 08 a 24 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior.

O conteúdo da Apostila para o concurso SEE-MG 2018 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA contempla:

Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Conhecimentos Didático-pedagógico
Conhecimentos Específicos

Apostila concurso SEE-MG 2018 Professor de Biologia - digital e impressa

Detalhes:
  • Cargo: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - PEB - EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Inscrições: de 26/02/2018 a 08/03/2018
  • Salário: R$ 2.135,64
  • Data da Prova: 08/04/2018
  • Nível: Superior
  • Vagas Disponíveis: 1.706
  • Organizadora: FUMARC 
  • Taxa de Inscrição: R$ 70,00
Apostila Concurso SEE-MG 2018 Professor de Educação Básica


DAS ESPECIFICAÇÕES DOS CARGOS: diploma devidamente registrado de curso legalmente reconhecido de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, expedido por instituição de ensino superior credenciada;

ATRIBUIÇÕES DO CARGO:
- Exercer a docência na educação básica, em unidade escolar, responsabilizando-se pela regência de turmas, pela orientação de aprendizagem na educação de jovens e adultos, pela substituição eventual de docente, pelo ensino do uso da biblioteca, pela docência em laboratório de ensino, em sala de recursos didáticos e em oficina pedagógica, por atividades artísticas de conjunto e acompanhamento musical nos conservatórios estaduais de música e pela recuperação de aluno com deficiência de aprendizagem; - participar do processo que envolve planejamento, elaboração, execução, controle e avaliação do projeto político-pedagógico e do plano de desenvolvimento pedagógico e institucional da escola; - participar da elaboração do calendário escolar; - exercer atividade de coordenação pedagógica de área de conhecimento específico, nos termos do regulamento; - atuar na elaboração e na implementação de projetos educativos ou, como docente, em projeto de formação continuada de educadores, na forma do regulamento;

Matérias de estudos:
Língua Portuguesa: I - Textos: interpretação e compreensão de textos; II - Língua e Linguagem: As funções da linguagem; texto narrativo; texto descritivo; texto dissertativo; discurso direto, indireto e indireto livre; o gênero poético e as figuras de linguagem.; III - Fonética - fonologia: Fonemas: vogais, consoantes e semivogais; encontros vocálicos, consonantais e dígrafos; Sílabas. IV - Ortografia: Correção ortográfica; acentuação gráfica; divisão silábica. V - Morfologia: Estrutura e formação de palavras; morfemas, afixos; processos de formação de palavras; classes gramaticais: identificação, classificações e emprego. VI - Sintaxe: Frase, oração e período; período simples - termos da oração: identificação, classificações e emprego - Literatura: Denotação e conotação; conceituação de texto literário; gêneros literários; periodização da literatura brasileira; estudo dos principais autores dos estilos de época.

Matemática: I - NÚMEROS E OPERAÇÕES: cálculo aritmético; II - ÁLGEBRA E FUNÇÕES: proporcionalidade, sequências e raciocínio lógico; III - GRANDEZAS E MEDIDAS: estimativas e noções de medições; IV - ESPAÇO E FORMA: deslocamentos e movimentos no plano e no espaço;  V - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Leitura e representação da informação em Gráficos, Tabelas e Pictogramas.

Conhecimentos Pedagógicos: I - Direitos Humanos; II - Estatuto da Criança e Adolescente. III - Diretrizes Nacionais para a educação em direitos humanos. IV - Programa Nacional Direitos Humanos.V - Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. VI - Direitos das Mulheres. VII - A Educação Escolar Quilombola no Brasil.VIII - A organização e Funcionamento da Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais; IX - A Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil; X - A Educação das Relações Étnico-Raciais e a Década Internacional dos Povos Afrodescendentes. XI - Diretrizes para a Educação Básica nas escolas do campo em Minas Gerais. XII - Diretrizes Operacionais Básicas para a Educação Básica nas escolas do campo; XIII - Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica; XIV - Organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais; XV - O Currículo na perspectiva da inclusão, da diversidade e do direito à aprendizagem.
XVI - Projeto Político-Pedagógico e a estreita relação com o Plano de Ensino, o Plano de Aula e a gestão da sala de aula. XVII - A organização do trabalho pedagógico e a interdisciplinaridade XVIII - A avaliação da aprendizagem na perspectiva de um Currículo Inclusivo. XIX - A política da Educação Integral e Integrada garantindo a formação humana e o desenvolvimento integral dos estudantes.XX - Educação Especial Inclusiva: possibilidades e desafios. BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM.

CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA O CARGO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
I - Educação Física Escolar: tendências pedagógicas da educação física escolar. II - Fisiologia do Exercício: efeitos fisiológicos decorrentes da prática de atividades físicas a curto e longo prazo. III - Anatomia: conceitos básicos sobre estruturas musculares e ósseas. IV - Aprendizagem e desenvolvimento motor: conceitos envolvidos no planejamento das habilidades motoras a serem trabalhadas. V - Esporte I: conceitos relacionados à iniciação esportiva universal, aos fundamentos básicos da psicologia do esporte e à metodologia de ensino das diversas manifestações esportivas. VI - Esporte II: Jogos, lutas e brincadeiras. VII - Atividades rítmicas e expressivas: inclui as manifestações da cultura corporal que têm como características comuns a intenção de expressão e comunicação mediante gestos e a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal. Estão aqui as danças e brincadeiras cantadas. VIII - Temas Especiais I: Educação Física e portadores de necessidades especiais. IX - Temas Especiais II: Educação Física e saúde, ética e cidadania. X - Temas Especiais III: Avaliação da aprendizagem no ensino da Educação Física escolar.  

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