quarta-feira, 24 de maio de 2017

Apostila Prefeitura de Cascavel 2017: Professor de Educação Infantil

 

Apostila Prefeitura de Cascavel 2017: Professor de Educação Infantil
Apostilas Opção para o concurso da Prefeitura de Cascavel - PR 2017 - Professor de Educação Infantil e ganhe CD de apoio com testes e respostas.

Prepare-se com apostila para o concurso público da Prefeitura de Cascavel - PR 2017, para o cargo de Professor de Educação Infantil.

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São 94 vagas com remuneração de R$ 2.041,69 a R$ 2.947,58 e carga horária de 40 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível médio ou superior.

O conteúdo da Apostila para o concurso Prefeitura de Cascavel - PR 2017 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA contempla:

Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa
- Matemática
- História
- Geografia
- Ciências
Conhecimentos Específicos

impressa e digital
Prazo de Entregar: SEDEX o prazo é de 2 a 3 dias úteis, para Encomenda PAC o prazo é de 4 à 10 dias úteis.
pagseguro
Detalhes:
  • Cargo: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Salário: de R$ 2.041,69 à R$ 2.947,58
  • Vagas: 94
  • Nível: Médio e Superior
  • Inscrições: de 05/06/2017 a 19/06/2017
  • Data da Prova: 30/07/2017
  • Taxa de Inscrição: R$ 40,00
  • Organizadora: Instituto Saber
Apostila Concurso Prefeitura de Cascavel 2017: Professor de Educação Infantil

Apostila concurso Prefeitura de Cascavel PR 2017 - clique abaixo:
Apostila concurso Prefeitura de Cascavel 2017

Apostila Concurso Prefeitura de Cascavel 2017

Atribuições do cargo:
Praticar os cuidados de higiene, alimentação e repouso das crianças. Planejar, executar e avaliar o seu plano de trabalho, segundo o PPP da unidade e o currículo da Rede. Gerir o grupo de crianças e a organização do seu trabalho, estabelecendo relação de afetividade, autoridade e confiança com as
crianças. Analisar, selecionar e utilizar diferentes materiais – livros, brinquedos, tintas, pincéis e outros, adequando-os e potencializando seu uso nas diversas atividades desenvolvidas a
partir dos conteúdos de cada disciplina. Promover atividades e práticas pedagógicas visando ao desenvolvimento cognitivo, entretenimento, integração social e desenvolvimento pessoal das
crianças. Elaborar projetos e executar atividades recreativas; promover atividades lúdicas, estimulantes à participação e integração interpessoal do aluno. Desempenhar outras atividades
correlatas.

Competências pessoais:
Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Demonstrar habilidades de liderança; Demonstrar comprometimento; Ter habilidade
para trabalhar em equipe; Possuir iniciativa e criatividade; Possuir habilidades de comunicação falada e escrita e comunicar-se de forma clara e concisa; Demonstrar tolerância e paciência;
Respeitar diferenças sócio-culturais; Demonstrar empatia; Saber administrar o tempo; Observar os preceitos éticos da atividade.

LÍNGUA PORTUGUESA
Concepção da disciplina de Língua Portuguesa, compreensão e interpretação de textos; coesão e coerência; unidade temática e progressão temática; gênero discursivo; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; princípios da textualidade: situacionalidade, intencionalidade, intertextualidade e informatividade. Alfabetização e língua portuguesa: função cognitiva e social da leitura; função cognitiva e social da escrita; relação grafema/fonema; relações arbitrárias, biunívocas e cruzadas; categorização gráfica e funcional; linguagem verbal e não-verbal.

MATEMÁTICA
Concepção da disciplina, sistema de Numeração Decimal: Valor Posicional (Composição e Decomposição). Resolução de Problemas: Adição, subtração, multiplicação e divisão. Números Racionais: Adição e subtração de frações homogêneas e heterogêneas. Relação do Sistema de Numeração Decimal com medidas de valor, capacidade, comprimento, massa, superfície (perímetro e área) e volume. Números Decimais. Classificação dos sólidos geométricos (poliedros e corpos redondos) e figuras planas (polígonos). Semelhanças e diferenças entre sólidos geométricos e figuras planas. Ângulos: reto, agudo e obtuso. Razão e proporção. Interpretação de dados e informações contidas em tabelas e gráficos, quadros e imagens. Probabilidade.

HISTÓRIA
Concepção da Disciplina de História e do ensino de História para os Anos Iniciais, Objetivos da disciplina de História, conforme propõem o Currículo da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel; Eixos Estruturantes da disciplina de História; Atualidades; A História do Estado do Paraná e suas relações; A História do Município de Cascavel e suas relações.

GEOGRAFIA
Concepção da Disciplina de Geografia para a Educação Infantil; Objetivos da Disciplina de Geografia; Eixos Estruturantes da Disciplina de geografia; Atualidades; A Geografia do Estado do Paraná e suas relações; A Geografia do Município de Cascavel e suas relações; A natureza do espaço; Paisagens, lugares e espaços; Globalização; O ensino da Geografia; Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, problemas ambientais. Interação entre o clima, a vegetação, o relevo, a hidrografia e o solo no espaço na brasileiro, do Paraná e de Cascavel; espaço ocupado pelo Estado do Paraná e suas relações; O espaço ocupado pelo Município de Cascavel e suas relações.

CIÊNCIAS
Concepção da disciplina, conceito da disciplina de Ciências para Educação Infantil; Noções sobre o universo: Biosfera – Ecossistemas: relação de interdependência entre os elementos bióticos e abióticos: água: estados físicos, composição química, propriedades; solo: formação e composição, tipos e características; ar: pressão, peso e composição; atmosfera, camadas da atmosfera; ar e seres vivos: fotossíntese e respiração; cadeia e teia alimentar; Homem: corpo humano: célula, órgãos, tecidos e sistemas; aparelhos; Órgãos dos sentidos; Animais e ecossistema: classificação geral e quanto à alimentação: dos vertebrados e dos invertebrados; Vegetais e ecossistema. Meio ambiente saúde e trabalho: Doenças: infecto-contagiosas, DST e outras; Doenças relacionadas à água, solo, ar;
vacinas; Radiação solar; camada de ozônio; efeito estufa; aquecimento global; Alimentação saudável; Lixo, reciclagem, poluição do ar, água e solo.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO (abordagem teórica: Materialismo Histórico Dialético, Psicologia Histórico Cultural e Pedagogia Histórico Crítica) e NOÇÕES DE HIGIENE, PRIMEIROS SOCORROS E CUIDADOS INFANTIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei Federal nº 9.394/1996); Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; Concepção de sociedade, homem e educação; A função social da escola pública; A história da organização da educação brasileira; Planejamento (objetivos, conteúdos, encaminhamentos metodológicos, recursos e avaliação escolar); Os elementos do trabalho pedagógico (objetivos, conteúdos, encaminhamentos
metodológicos e avaliação escolar); Distúrbios e transtornos de aprendizagem (discalculia, dislexia, disgrafia, disortografia, disartria e TDAH); Concepção de desenvolvimento humano/periodização do conhecimento na psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica; Apropriação do conhecimento; Concepção de avaliação; Pressupostos teóricos para a Educação de pessoas com deficiências; Currículo para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Cascavel.

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